Fundado em 15 de fevereiro de 1990 em Concórdia/SC, o Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (CONEA) é uma instituição de caráter técnico-científico-político-social e cultural com a finalidade de desenvolver e aprimorar o Ensino Agrícola no Estado de Santa Catarina, como pessoa jurídica de direito privado.
Estão filiados ao CONEA:
As entidades representativas da categoria profissional:
ATASC – Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina;
SINTAGRI – Sindicato dos Técnicos Agrícolas de nível médio de Santa Catarina;
UNITAGRI – Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais.
Os Institutos da Rede Federal de Ensino:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Araquari;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Camboriú;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Concórdia;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Santa Rosa;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Rio de Sul;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus de Videira.
Os Centros de Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino:
Centro de Educação Profissional Caetano Costa;
Centro de Educação Profissional de Campo Erê;
Centro de Educação Profissional Vidal Ramos;
Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas;
Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
A Rede Particular de Ensino:
Colégio La Salle – Curso Técnico em Agropecuária.
Na ocasião do II Encontro Estadual do Ensino Agrícola de Segundo Grau, de 14 a 16 de fevereiro de 1990, em evento promovido na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia pelos Colégios Agrícolas de Santa Catarina, criou-se o Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (CONEA), conforme extrato do seu Estatuto publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, em 29 de junho de 1990. Este congrega os colégios agrícolas de segundo grau, sendo um órgão consultivo, deliberativo e normativo, e tem por finalidade definir e acompanhar a política do Ensino Agrícola de Santa Catarina.
Foi constituído com as seguintes escolas, atualmente denominadas: CEDUP Caetano Costa, de São José do Cerrito; CEDUP Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, de Água Doce; Escola Agrícola La Salle, de Xanxerê; IFC Campus Araquari; IFC Campus Camboriú; e o IFC Campus Concórdia.
Também faziam parte as escolas hoje extintas: Colégio Agrotécnico, de Videira/UNOESC; Colégio Vinte e Cinco de Julho, de São Carlos/UNOESC; Instituto Assistência e Educação São Canísio – Itapiranga; e Sedes Sapientiae, de Fraiburgo.
Em conjunto com a Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC) e o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina (SINTAGRI), o CONEA promoveu, no município de Camboriú, o III Encontro Estadual de Ensino Agrícola. O evento foi acompanhado da realização do I Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas e teve a finalidade de estabelecer as principais estratégias para dinamização do sistema de organização profissional do técnico agrícola. Tratou-se de uma grande plenária encarregada de dar desfecho a uma série de seminários regionais durante o primeiro semestre de 1992 em todo o Estado.
Esse evento foi um grande ato político, tendo contado com a presença de muitas autoridades das diferentes esferas, reunindo 562 congressistas, incluindo uma delegação do Ensino Agrícola da Argentina. Na ocasião foi aprovada a Carta de Camboriú, um documento que reuniu as resoluções do encontro, destacando dentre as propostas principais:
– Estabelecer o currículo e conteúdo programático mínimo unificado que contemple as atribuições profissionais estabelecidas pelo Decreto nº 90.922/85;
– Melhorar a formação docente, estabelecendo um plano de capacitação com a implantação de cursos de licenciatura específica para a área agropecuária;
– Potencializar a participação da ATASC/SINTAGRI na formação dos técnicos em agropecuária, dentre outras;
– Manter padrões mínimos de seleção na contratação de professores do Ensino Agrícola.
Em julho, aconteceu o IV Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina no Colégio Agrícola de Camboriú. Na época, as preocupações estavam centradas nas prováveis configurações que o Ensino Técnico passaria a ter a partir da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em discussão no Congresso Nacional. As discussões trazidas para o IV Encontro Estadual de Ensino Agrícola evidenciaram a preocupação conjunta das escolas em melhorar a ordenação de seu funcionamento em torno da assunção do trabalho como princípio educativo.
Aconteceu em Florianópolis, no mês de julho, o I Encontro Estadual das Escolas Agrícolas. O encontro foi promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por meio de sua Comissão de Educação, Cultura e Desporto e Comissão de Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, em conjunto com o Conselho Estadual de Ensino Agrícola. Buscou-se, neste encontro, uma ampla mobilização política em prol da consolidação e do fortalecimento da rede estadual de Ensino Agrícola.
Discussão para a criação dos Jogos entre as Escolas Agrícolas do Estado (JEASC).
Realização do I JEASC, na cidade de Camboriú, organizado pelo Colégio Agrícola de Camboriú.
Realização do II JEASC, na cidade de Araquari, organizado pelo Colégio Agrícola de Araquari.
Um marco importante nesse ano foi o início da organização da Avaliação do CONEA, elaborada pelos professores e aplicada para todos os alunos das terceiras séries dos Cursos Técnicos em Agropecuária de Santa Catarina.
Esse ano também marcou o registro definitivo da integração entre o sistema de ensino e o sistema de organização profissional do técnico agrícola. Os eventos consagradores desse intento, em Santa Catarina, passam a ser o II Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas e o V Encontro Estadual de Ensino Agrícola, com realização simultânea no município de Rio do Sul, nos dias 4 e 5 de novembro, numa promoção conjunta entre ATASC, SINTAGRI e CONEA.
Realização do III JEASC, na cidade de Concórdia, organizado pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia.
Foi organizada a segunda Avaliação do CONEA e definido que, a partir daquele ano, a avaliação seria feita anualmente em todas as Escolas do Estado, com todos os alunos da última fase/ano do Curso Técnico em Agropecuária.
Realização do IV JEASC, na cidade de Água Doce, organizado pelo CEDUP Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
O CONEA, após 15 anos de funcionamento, ganhou vida como pessoa jurídica de direito privado, com registro junto à Receita Federal, sob o CNPJ 07.497.218/0001-42, registrada no 1º SUBDISTRITO de Registro Civil, Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas de Florianópolis.
Realização do V JEASC, na cidade de São Miguel do Oeste, organizado pelo CEDUP Getúlio Vargas.
Foi alterada a grade de competências para a Avaliação Anual do CONEA, a qual passou a utilizar 20 competências, construídas de acordo com as atribuições profissionais do técnico agrícola, conforme previsto em lei.
Iniciaram-se os debates e discussões sobre a necessidade de elaboração de um documento único contemplando as competências, habilidades e conteúdos necessários a serem trabalhados nas Escolas, dando origem, assim, aos cinco fóruns de Ensino Agrícola que começariam a serem organizados no ano de 2007.
Aconteceu o VIII Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina, nos dias 13 e 14 de outubro, na cidade de São João do Oeste, organizado pelo IAESC de Itapiranga.
Realização do VI JEASC, na cidade de Rio do Sul, organizado pelo IFC Campus Rio do Sul.
Foi organizado, na cidade de Itapiranga, pelo Instituto Assistência e Educação São Canísio, o I Fórum de Ensino Agrícola de Santa Catarina para debater e construir as competências profissionais da área de Produção Vegetal.
Na cidade de Água Doce, o CEDUP Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva realizou o II Fórum de Ensino Agrícola de Santa Catarina para debater e construir as competências profissionais da área de Produção Animal.
Realização do VII JEASC, na cidade de Santa Rosa do Sul, organizado pelo IFC Campus Santa Rosa do Sul.
Foi organizado na cidade de Araquari, pelo IFC Campus Araquari, o III Fórum de Ensino Agrícola de Santa Catarina para debater e construir as competências profissionais da área de Engenharia Agrícola, tais como: Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem, Desenho Técnico, Construções e Instalações Rurais e Topografia Agrícola.
Também nesse ano, aconteceu, na cidade de Araranguá, o IV Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina e o IX Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina
Foi organizado na cidade de Rio do Sul, pelo IFC Campus Rio do Sul, o IV Fórum de Ensino Agrícola de Santa Catarina para debater e construir as competências profissionais da área de Gestão e Agroindústria.
Realização do VIII JEASC, na cidade de Xanxerê, organizado pela Escola Agrícola La Salle.
Foi organizado na cidade de Xanxerê, pela Escola Agrícola La Salle, nos dias 27 e 28 de setembro, o V Fórum de Ensino Agrícola de Santa Catarina para a unificação, padronização e organização metodológica dos materiais produzidos nos quatro fóruns anteriores, sendo a Deontologia incorporada às competências.
Também nesse ano, foi realizado na cidade de Florianópolis/SC, de 28 de maio a 01 de junho, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no qual duas atividades foram aprovadas para serem realizadas pelo Instituto Federal Catarinense, sendo uma a atividade autogestionada – mesa-redonda, com o tema: O currículo do curso técnico em agropecuária: oportunidades e desafios, proposta pelo professor Rodrigo Martins Monzani, presidente do CONEA na ocasião. A atividade iniciou com uma explanação sobre os 100 anos do Ensino Técnico Agrícola no Brasil. Na sequência iniciou o debate sobre o currículo do Curso Técnico em Agropecuária, com enfoque sobre os novos desafios e oportunidades profissionais, sendo deliberado, posteriormente, um documento com os principais pontos discutidos durante o debate para futuras resoluções.
Após a conclusão dos debates nos fóruns de Ensino Agrícola, foram alteradas e adaptadas as competências utilizadas na Avaliação Anual do CONEA, passando, a partir desse ano, para 22 competências, e a Avaliação organizada com 66 questões. Já o tempo de realização da prova passou de 3h para 3h30min.
Realização do IX JEASC, na cidade de Canoinhas, organizado pelo CEDUP Caetano Costa.
Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2014, na cidade de Joinville/SC, o II Congresso Nacional de Ensino Agrícola, o V Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina e o X Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina. O evento teve como tema principal: Educação Profissional, Trabalho e Sustentabilidade, e contou com a presença de representantes da SETEC/MEC e participantes de sete estados da federação, teve mais de 100 trabalhos técnico-científicos apresentados, além de mesas-redondas e palestras sobre o tema.
Realização do X JEASC, na cidade de Videira, organizado pelo IFC Campus Videira.
Foi implantado o novo sistema de correção dos gabaritos da Avaliação Anual do CONEA, através de um software aliado a um aplicativo de smartphone. A correção passou a ser mais rápida e eficiente, gerando também uma quantidade maior de informações e indicadores.
Foi criado o site do CONEA, ordenando todas as informações e documentos desde sua fundação. Além da história e documentação da entidade, o site disponibilizou uma área restrita de acesso para cada escola, com os resultados tabulados de todas as avaliações realizadas pelo CONEA, servindo assim, como importante ferramenta de gestão para as unidades trabalharem com seus professores.
Realização do XI JEASC, na cidade de Camboriú, organizado pelo IFC Campus Camboriú.
Realizado, na cidade de Concórdia, o III Congresso Nacional do Ensino Agrícola (CONEA), o VI Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (CETASC) e o XI Encontro Estadual do Ensino Agrícola (ENEASC). O evento tem como tema Educação Profissional, Com Ética e Responsabilidade, organizado pelo IFC Campus Concórdia, CONEA e a Federação Nacional de Ensino Agrícola (FENEA). Na ocasião desse evento acontece também o lançamento oficial do livro do CONEA